sábado, 16 de janeiro de 2010

Pontes


Os dois ribeiros que banham estes vales, um vem do Mogo pelo Vale de Ovelhas, o outro vem de Aljubarrota passa pelo Vale das Cortinhas e Vale dos Azeiteiros. Vindo-se a unirem no Vale Escuro.
Esta fotografia foi tirada no local de encontro dos dois ribeiros, em 25 Novembro de 2006.



Ponte Velha da Lapa foi destruída  não se sabendo quando.
Algumas das pedras mais tarde foram utilizadas pelas mulheres para a lavarem a roupa. Notando-se o polimento típico da sua utilização.
Os destroços desta ponte encontram-se no Vale da Lapa, a nascente e sul do campo de futebol.
Ponte da Lapa situa-se no Vale da Lapa e perto do Frangulhão. A sua construção foi de grande importância, devido ao trânsito que se fazia de Aljubarrota para as Ataíjas, ou outros rumos como Santarém, Porto de Mós etc. É de formato plano e assenta em dois pilares em pedra no sentido transversal, com um metro de espessura.
O seu comprimento é de quatro metros, e aproximadamente três de largura. Ainda é hoje utilizada para a passagem das viaturas.


Coordenadas GPS N39 32.854 W8 55.613
Ponte do Vale Abaixo tem menor importância em relação à do Vale Veados, por ter menos interesse público, é também mais pequena e menos larga. Esta ponte só servia o interesse dos proprietários que do outro lado do ribeiro tinham os seus terrenos.
As pessoas que se deslocassem pelo Vale Acima não necessitavam de a utilizar, porque o leito do ribeiro é paralelo ao caminho.
Ponte Atrás do Lagar situa-se junto à antiga fábrica de farinha em Chaqueda.
Tem nove metros de comprimento, por pouco mais de dois de largura. É composta por sete grupos de duas lajes paralelas colocadas longitudinalmente, estando assente em seis pilares de sustentação. Como permitia a passagem de carros de tracção animal, teve a importância vital para as pessoas que a utilizavam principalmente os habitantes vindos do Carrascal, Lagoa do Cão, Moleanos, etc.


Coordenadas GPS N39 32.233 W8 56.845
Ponte do Moinho Azeite fica a uns metros mais abaixo da Ponte Atrás do Lagar, servia de passagem para um antigo moinho de azeite. É composta por cinco lajes estreitas, e assentes em quatro pilares de sustentação.

Coordenadas GPS N39 32.254 W8 56.860
Ponte do Relveiro situa-se em frente à Capela da Nossa Senhora do Carmo em Chaqueda. É composta por cinco lajes, com mais de dois metros de comprimento cada, e pouco mais de meio metro de largura. E está assente, sobre seis pilares. Esta ponte servia principalmente as pessoas que se deslocavam da Fonte Santa e Carrascal, para assistirem à missa aqui ou em Aljubarrota. Vinham pelo Caminho da Missa, dando entrada em Chaqueda junto à casa do Sr. Pina e Moura, e saindo daqui na Asnaga junto à casa do Sr. António Gerardo “Cuco” em direcção Longras, Lameira, Casal Frois, Aljubarrota.



Coordenadas GPS N39 32.301 W8 56.949

0 comentários:

Enviar um comentário